BOAVISTA F.C. - PANTERAS NEGRAS - FANATIC SUPPORTERS

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sérgio Sousa ataca para a camisola amarela

Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista) venceu a etapa inaugural da Volta ao Concelho da Maia, vestindo a primeira camisola amarela da competição. A equipa boavisteira fez uma corrida tacticamente perfeita, com o chefe-de-fila a fechar a jornada com chave de ouro, ganhando isolado, com três segundos de vantagem sobre o pelotão, encabeçado por Filipe Cardoso (LA-Paredes Rota dos Móveis) e Marco Coelho (Liberty Seguros/SM Feira).

Ao longo dos 143 quilómetros, cinco voltas a um circuito com partida e chegada na Maia, houve sempre movimentações e muitos homens em fuga. Os mais beneficiados por estas iniciativas foram Nelson Sousa (ASC/Vitória/RTL), que lidera as metas volantes, e Celestino Pinho (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), que amealhou os pontos suficientes para ser virtual vencedor da classificação da montanha. Nas diversas tentativas de fuga, sobressaíram corredores de praticamente todas as equipas de sub-23, muito motivados por ombrearem com os profissionais.

Com a aproximação da fase final da prova, a Madeinox-Boavista colocou em prática a táctica que resultou em pleno. Como o sprinter dos portuenses, Marco Cunha, está uns furos abaixo do rendimento patenteado nas épocas anteriores, ao serviço da Aluvia/Valongo, o director-desportivo, José Santos, procurou jogar outros trunfos. Depois de ter vários homens nos numerosos grupos de fugitivos da tirada, a Madeinox-Boavista lançou Ricardo Vilela para a frente de corrida, na entrada para a última volta do circuito. Esta iniciativa do transmontano esticou a corda no pelotão, onde o Palmeiras Resort-Prio-Tavira trabalhou do início ao final.

Quando Vilela estava prestes a ser absorvido, na última contagem de montanha, a 8 quilómetros da chegada, Sérgio Sousa desferiu um forte ataque no pelotão, levando consigo apenas Celestino Pinho. O gaiense da equipa algarvia apenas quis passar na frente no prémio de montanha, descaindo para o pelotão. Sérgio Sousa atacara para a vitória e insistiu na iniciativa. O natural de Santo Tirso levou avante o esforço e pôde festejar no empedrado maiato, com 3 segundos de vantagem sobre o pelotão.

A Madeinox-Boavista também comanda a classificação colectiva, nesta prova em que não há bonificações. Marco Coelho é o melhor jovem.

A camisola amarela de Sérgio Sousa será amanhã posta à prova no contra-relógio matinal de 8,8 quilómetros, que se disputa no centro da Maia, a partir das 9h30. A prova acaba com o circuito urbano, que totaliza 74 quilómetros e que se corre a partir das 16h00 deste sábado.

Sem comentários: