O ucraniano Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo) venceu a oitava etapa da Volta a Portugal, tendo chegado sozinho a Aveiro, no termo de uma viagem de 166,1 quilómetros em que os favoritos e as principais equipas optaram por poupar energias para amanhã, dia da subida à Torre. O vencedor da tirada integrou a fuga do dia, que lançou na frente de corrida 18 homens logo ao quilómetro três. A 35 quilómetros da meta, Chuzhda, um dos mais combativos de toda a prova, fartou-se da companhia e resolveu partir em solitário para o triunfo na etapa, que começaram em Gondomar. O português Nuno Ribeiro (Liberty Seguros) chegou a ter a liderança em perigo, devido à grande diferença para os escapados, mas a equipa acelerou o necessário para segurar a camisola amarela.
Na fuga para lutar pela camisola verde da montanha com Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista) e com Hélder Oliveira (Barbot-Siper), Oleg Chuzhda teve ambição suficiente para se lançar em busca da vitória na etapa. O sucesso da iniciativa foi tal que, além de erguer os braços em Aveiro, o ucraniano entrou para o quinto lugar da geral individual e passou a comandar a classificação da juventude, destronando o português Tiago Machado (Madeinox-Boavista). Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Aquashow) também esteve em evidência, entrando mais uma vez na fuga do dia. O algarvio foi, durante grande parte da jornada, virtual camisola amarela. Apesar de não ter logrado subir à primeira posição, entrou para o top 10 e deu um contributo fundamental para que a equipa que representa passasse a comandar a tabela colectiva.
A história da etapa resumiu-se à formação de um grupo de 18 fugitivos ao quilómetro 3, cuja vantagem foi crescendo até quase à dúzia de minutos. Krasimir Vasilev (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), Filipe Cardoso (Liberty Seguros), Celestino Pinho (LA-Paredes Rota dos Móveis), Sérgio Sousa e Célio Sousa (Madeinox-Boavista), Sérgio Ribeiro e Hélder Oliveira (Barbot-Siper), Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Aquashow), Marco Marzano (Lampre-NGC), Simon Clarke (ISD-Neri), Javier Etxarri, Ruben Reig e Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo), Javier Ramirez e José Toribio (Andalucia-Cajasur), Dirk Bellemarkers (Landbouwkrediet-Colnago), Tomas Buchacek e Martin Hebik (PSK Whirlpool-Author) foram os aventureiros de hoje e mantiveram-se unidos até à subida para a única montanha do dia, de terceira categoria, em Talhadas.
Nesse ponto, a luta pela camisola verde provocou movimentações e Sérgio Sousa, apesar de batido pelos rivais, segurou a liderança, já que Krasimir Vasilev e Filipe Cardoso se adiantaram e “queimaram” pontos que poderiam ter ido para a concorrência do boavisteiro. Após a montanha, o grupo de 18 desentendeu-se e entre ataques e contra-ataques, Oleg Chuzhda isolou-se, quando o final da etapa estava a cerca de 35 quilómetros, não mais sendo alcançado. Atrás, Pedro Lopes, Hélder Oliveira e Martin Hebik perseguiram, mas não conseguiram recolar à frente de corrida. No pelotão, a Liberty Seguros e a PSK Whirlpool-Author perseguiram apenas para que a diferença não fosse excessiva.
Na véspera da importantíssima etapa com final no alto da Torre, os homens que lutam pela geral individual mantiveram-se serenos no pelotão, à semelhança do que já ontem haviam feito. Perdeu o espectáculo e a qualidade da corrida, hoje disputada a uma média baixa. O vencedor rodou a 39,2 km/h, mas o pelotão ainda andou mais devagar. O calor não explica tudo. O calculismo, porque os 154,6 quilómetros que amanhã ligam Oliveira do Bairro à Torre podem ser decisivos, comandou o subconsciente e determinou as pedaladas.
CLASSIFICAÇÕES
Geral individual
1º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), 36h09m47s
2º João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 7s
3º David Bernabeu (Barbot-Siper), a 57s
4º Patrik Sinkewitz (PSK Whirlpool-Author), a 1m32s
5º Oleg Chuzdha (Contentpolis-AMPO), a 1m37s
6º André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m38s
7º Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 1m41s
8º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m47s
9º Nelson Vitorino (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m49s
10º Eladio Jiménez (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 1m53s
11º Rubén Plaza (Liberty Seguros), a 1m54s
12º Vergílio Santos (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 2m06s
13º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), a 2m09s
14º Ruslan Pidgornny (ISD-Neri), a 2m27s
15º Hélder Oliveira (Barbot-Siper), a 2m32s
Geral Montanha
1º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 34 pontos
2º Hélder Oliveira (Barbot-Siper), 31
3º Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo), 29
4º Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Aquashow), 18
5º Cristian Salerno (LPR Brakes-Farnese Vini), 18
Geral Juventude
1º Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo)
2º Tiago Machado (Madeinox-Boavista)
3º Nélson Rocha (Madeinox-Boavista)
4º Vitor Rodrigues (Liberty Seguros)
5º Jose L. Roldan (Andalucia-Cajasur)
Sem comentários:
Enviar um comentário