BOAVISTA F.C. - PANTERAS NEGRAS - FANATIC SUPPORTERS

domingo, 16 de agosto de 2009

CICLISMO: SÉRGIO SOUSA PERDE CAMISOLA VERDE E TIAGO RECUPERA A CAMISOLA LARANJA

A etapa-rainha da Volta a Portugal, hoje disputada entre Oliveira do Bairro e o alto da Torre, confirmou Nuno Ribeiro (Liberty Seguros) como principal candidato a ganhar a corrida, amanhã, em Viseu. O trepador nortenho respondeu a um ataque de João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mas tomou as rédeas da corrida e pedalou para uma vitória em solitário, repetindo o feito de 2003, ano em que venceu no tecto de Portugal Continental e conquistou a corrida que todos os portugueses querem vencer.
A corrida foi controlada pela Liberty Seguros que endureceu o ritmo na subida para o alto de Carrazedo e nos primeiros dez quilómetros da ascensão para a Torre. A 17 mil metros do final, o segundo classificado à partida, João Cabreira, atacou e teve apenas a resposta do líder. Ribeiro e Cabreira pedalaram em conjunto, enquanto atrás o Palmeiras Resort-Prio-Tavira tinha Nelson Vitorino e André Cardoso na perseguição, em trabalho para David Blanco.
O entendimento dos dois da dianteira só quebrou perante a inferioridade física de Cabreira, que, a cerca de oito quilómetros do final, não conseguiu seguir com o camisola amarela. No momento em que Nuno Ribeiro se isolou e começava uma caminhada para a vitória, foi o seu companheiro de equipa Rubén Plaza a levar os outros candidatos em perseguição ao líder. Um ataque de Plaza transformou o grupo mais numeroso em trio: Plaza, David Blanco e David Bernabeu (Barbot-Siper). Pouco à frente estava ainda João Cabreira, em perda. Não fosse uma avaria que fez Blanco, mais adiante, parar na estrada e a acção de Plaza poderia danificar seriamente as aspirações da Liberty Seguros.
Nuno Ribeiro controlou bem as forças durante toda a subida e chegou isolado à Torre, juntando-se a Joaquim Agostinho e a Joaquim Gomes na galeria dos heróis que ganharam duas vezes no ponto mais alto de Portugal Continental. A perseguição esteve quase sempre entregue a David Bernabeu (Barbot-Siper). Essa situação apenas mudou a quatro quilómetros do fim, quando David Blanco, após a avaria, reintegrou o grupo dos favoritos na companhia de Eladio Jiménez. Sabendo da chegada de Jiménez, Cabreira optou por esperar por Blanco, PLaza, Bernabeu e pelo colega. Acontece que, à semelhança do erro de Plaza em relação a Nuno Ribeiro, também foi Jiménez a prejudicar Cabreira. Com o chefe-de-fila em dificuldades, o espanhol acelerou fortemente, não parando sequer na altura em que o português perdeu o contacto e ficou sozinho, cansado e desamparado para o que restava de subida.
David Blanco provou estar em grande momento e repetiu o que fizera na Senhora da Graça. Atacou no quilómetro final e recuperou terreno para a frente. Chegaria na segunda posição, a 25 segundos de Nuno Ribeiro. Na geral, o trepador da Liberty Seguros para para o contra-relógio de amanhã com a confortável vantagem de 1m55s sobre David Bernabeu, novo segundo classificado. João Cabreira caiu para a terceira posição, mas no “crono” não deve fazer sombra ao líder. O mesmo não se pode dizer de David Blanco, quarto, a 2m17s de Ribeiro. A luta pela vitória será a três, entre Nuno Ribeiro, David Bernabeu e David Blanco, mas o português tem vantagem mais do que suficiente para se defender nos 30,8 quilómetros de luta contra o tempo que encerram amanhã, em Viseu, a 71ª edição da Volta a Portugal.
A luta pela classificação da montanha manteve-se acesa ao longo de toda a Volta e hoje teve mais alguns episódios. Só que o vencedor acabou por ser um corredor que não lutou pela camisola verde: Nuno Ribeiro. A vitória na etapa de hoje fez o valonguense ultrapassar Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), que manteve uma batalha apertada com Hélder Oliveira (Barbot-Siper) pelo título de melhor trepador. Hoje, Constantino Zaballa (LA-Paredes Rota dos Móveis) tentou intrometer-se na disputa e só não igualou Sérgio Sousa porque o boavisteiro Nelson Rocha sprintou para passar em primeiro no alto de Carrazedo. Zaballa ficou furioso e lançou um bidon contra a cabeça de Rocha.
CLASSIFICAÇÕES
Geral Individual
1º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), 40h30m28s
2º David Bernabeu (Barbot-Siper), a 1m55s
3º João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 2m09s
4º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 2m17s
5º Rubén Plaza (Liberty Seguros), a 2m35s
6º Eladio Jiménez (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 2m47s
7º André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 3m05s
8º Nelson Vitorino (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 3m16s
9º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), a 3m42s
10º Patrik Sinkewitz (PSK Whirlpool-Author), a 5m24s
11º Vergílio Santos (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 6m33s
12º Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 6m58s
13º Bruno Pires (Barbot-Siper), a 7m14s
14º Paolo Tiralongo (Lampre-NGC), a 7m14s
15º Damiano Cunego (Lampre-NGC), a 8m37s
16º Ruslan Pidgornyy (ISD-Neri), a 9m47s
17º Carlos Pinho (Barbot-Siper), a 11m02s
18º Nelson Rocha (Madeinox-Boavista), a 11m21s
19º Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo), a 12m45s
20º Martin Mares (PSK Whirlpool-Author), a 13m38s
21º Constantino Zaballa (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 18m12s
22º Jure Golcer (LPR Brakes-Farnese Vini), a 18m18s
23º Vítor Rodrigues (Liberty Seguros), a 18m50s
24º Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 20m23s
25º David Vaz (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 20m59s
26º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 24m31s
27º Cristian Salerno (LPR Brakes-Farnese Vini), a 25m00s
28º Pedro Hermida (Xacobeo Galicia), a 25m39s
29º David Livramento (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 26m36s
30º José Roldan (Andalucía-Cajasur), a 27m49s
Geral Montanha
1º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), 41 pontos
2º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 37
3º Constantino Zaballa (LA-Paredes Rota dos Móveis), 35
4º Helder Oliveira (Barbot-Siper), 33
5º Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo), 29
Geral Juventude
1º Tiago Machado (Madeinox-Boavista)
2º Nelson Rocha (Madeinox-Boavista)
3º Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo)
4º Vítor Rodrigues (Liberty Seguros)
5º Cristian Salerno (LPR Brakes-Farnese Vini)

Sem comentários: