BOAVISTA F.C. - PANTERAS NEGRAS - FANATIC SUPPORTERS

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CICLISMO: SÉRGIO SOUSA EM 1º NA MONTANHA E TIAGO MACHADO NA JUVENTUDE

O espanhol Antonio Piedra (Andalucia-Cajasur) culminou 137 quilómetros de fuga com a vitória na quinta etapa da Volta a Portugal, uma ligação de 184,6 quilómetros entre Felgueiras e Fafe. O primeiro triunfo profissional de Antonio Piedra resultou de uma excelente gestão do esforço e aconteceu perante o companheiro de equipa e de escapada, José López Gil. Depois de se isolar a 15 quilómetros do final, deixando para trás os sete colegas de fuga, Antonio Piedra recebeu a companhia de López Gil. Os dois seguiram juntos até aos dois últimos quilómetros, altura em que Piedra cedeu. No entanto, nas últimas centenas de metros, Antonio Piedra recolou à frente de corrida e resistiu no comando à aproximação do pelotão, vencendo com 3 segundos sobre os primeiros homens do grande grupo. Nuno Ribeiro (Liberty Seguros) teve uma tarde descansada e conservou a camisola amarela.
Depois da chegada à Senhora da Graça e do dia dedescanso e em véspera de nova chegada em alto, à Senhora da Assunção, os grandes candidatos ao triunfo final mantiveram-se na expectativa. Apesar disso, a Liberty Seguros teve de aplicar-se na maior parte da etapa, encabeçando o pelotão. Esse esforço começou cedo, pois não foi fácil escolher o grupo de fugitivos com carta branca para arrancar do pelotão. Foram muitos os esticões até que, ao quilómetro 47 começou a desenhar-se a escapada principal, que veio a incluir oito corredores: Cristian Salerno (LPR Brakes-Farnese Vini), Antonio Piedra e José López Gil (Andalucia-Cajasur), Leopold Konig (PSK Whirlpool-Author), Krasimir Vasilev (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), Bruno Castanheira e Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper) e Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Aquashow).
Ainda antes da formação definitiva do octeto que animaria a tirada, passou-se na única montanha do dia, onde três fugitivos estavam adiantados e onde Tiago Machado (Madeinox-Boavista) foi o primeiro do pelotão. Nesta batalha, depois do trabalho dos boavisteiros na ascensão para a serra da Cabreira, o líder da montanha, Sérgio Sousa, claudicou e não conseguiu pontuar. O tirsense pediria desculpa aos companheiros pela falha.
Depois da montanha foi tempo de o trio em fuga receber a companhia de mais cinco corredores. Os escapados sempre colaboraram entre si, mas a diferença para o pelotão nunca passou do “pico” de 4m44s, à passagem do quilómetro 100. A Liberty Seguros comandou o pelotão na maior parte da perseguição, mas a Lampre-NGC e a LPR Brakes-Farnese Vini deram uma preciosa ajuda nos últimos 30 quilómetros. O trabalho do pelotão quase permitia anular a fuga, até porque as últimas centenas de metros, a subir em empedrado, se tornaram penosas para quem seguia em fuga há tantos quilómetros. Apesar das dificuldades, Antonio Piedra e José López Gil aguentaram-se na dianteira, enquanto o italiano Mauro Santambrogio (Lampre-NGC) encabeçava o pelotão. Os cortes registados só “apanharam” um dos nomes fortes, Damiano Cunego (Lampre-NGC), que, assim, saiu dos dez primeiros.
A etapa de amanhã antevê-se mais decisiva. São 174,6 quilómetros entre Barcelos e o alto da Senhora da Assunção (Santo Tirso), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria. Este local só recebeu duas chegadas da Volta. Na primeira triunfou Cândido Barbosa e na segunda Nuno Ribeiro, dois corredores com características completamente diferentes, o que indicia uma corrida aberta para amanhã em que tudo pode suceder.
CLASSIFICAÇÕES
Geral Individual
1º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), 18h47m42s
2º João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 2s
3º David Bernabeu (Barbot-Siper), a 46s
4º Ruslan Pidgornyy (ISD-Nery), a 59s
5º Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 1m02s
6º André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m11s
7º Patrik Sinkewitz (PSK Whirlpool-Author), a 1m22s
8º Nelson Vitorino (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m34s
9º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m49s
10º Rubén Plaza (Liberty Seguros), a 2m00s
11º Vergílio Santos (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 2m01s
12º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), a 2m04s
13º Damiano Cunego (Lampre-NGC), a 2m05s
14º Eladio Jimenez (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 2m15s
15º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 2m18s
Geral Montanha
1º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 32 pontos
2º Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo), 24
3º Hélder Oliveira (Barbot-Siper), 21
4º Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Aquashow), 18
5º Cristian Salerno (LPR Brakes-Farnese Vini), 18
Geral Juventude
1º Tiago Machado (Madeinox-Boavista)
2º Daniel Silva (CC Loulé-Louletano-Aquashow)
3º Nelson Rocha (Madeinox-Boavista)
4º Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo)
5º Antonio Pedra (Andalucia-Caja Sur)

Sem comentários: