O espanhol Eladio Jiménez (CC Loulé-Louletano-Aquashow) venceu hoje a sexta etapa da Volta a Portugal, uma ligação de 174,6 quilómetros entre Barcelos e o alto da Senhora da Assunção, montanha de segunda categoria. O português Nuno Ribeiro (Liberty Seguros) manteve a liderança da prova, aumentando a diferença para o segundo classificado, João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow), que está agora a 7 segundos da camisola amarela. Na luta ao segundo pela vitória final, David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) e Rubén Plaza (Liberty Seguros) aproximaram-se de Ribeiro, no dia em que uma queda atirou Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis) para fora dos dez primeiros e em que as dificuldades da estrada mostraram que Héctor Guerra (Liberty Seguros) é uma carta fora do baralho na disputa da vitória.
A escalada para a Senhora da Assunção não é tão dura quanto isso, mas a forma rápida como foi abordada era de molde a provocar algumas diferenças, sobretudo porque toda a tirada se disputou sob calor intenso. Os ataques sucederam-se desde os primeiros metros da escalada, com Bruno Pires (Barbot-Siper) a abrir as hostilidades. Depois de alcançado o alentejano, sucederam-se as escaramuças e na resposta a uma dessas movimentações, a cerca de 3 quilómetros do final, Eladio Jiménez disparou para a vitória na etapa.
Entre os favoritos à vitória na Volta, o mais activo foi Patrik Sinkewitz (PSK Whirlpool-Author), acabando por pagar a factura e ceder alguns segundos na meta. Nuno Ribeiro teve a situação sempre controlada e respondeu às mexidas dos corredores mais próximos de si. Na aproximação à meta, o ataque mais letal surgiu de onde menos se esperava, Rubén Plaza (Liberty Seguros), que não puxou um metro no auxílio ao líder, arrancou com uma velocidade impressionante para o segundo lugar - pensou que ganhara e levantou os braços - e com ele levou David Blanco, fazendo com que o galego do Tavira ficasse em terceiro e se acercasse de Nuno Ribeiro, graças às bonificações.
Os quilómetros finais desta jornada deixaram a nu várias situações. Desde logo que Américo Silva, ao contrário do inicialmente anunciado, não tem total confiança em Nuno Ribeiro. Vai deixar ao camisola amarela a tarefa de marcar os corredores mais próximos de si - aqueles que teoricamente menos hipóteses terão no contra-relógio - deixando para Rubén Plaza a obrigação de estar taco a taco com David Blanco. É uma estratégia arriscada, pois Plaza perdeu poder nos contra-relógios e, sem um investimento total em Nuno Ribeiro, a Liberty Seguros pode perder pau e bola.
Além desta precisão acerca da estratégia da Liberty Seguros, a sexta etapa da Volta reduziu o lote de candidatos. Olhando à geral saída da tirada de hoje, vislumbram-se cinco homens com grandes possibilidades de lutarem pela amarela final: Nuno Ribeiro e Rubén Plaza (Liberty Seguros), David Bernabéu (Barbot-Siper), Patrik Sinkewitz (PSK Whirlpool-Author) e David Blanco (CC Loulé-Louletano-Aquashow). João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow) e Tiago Machado (Madeinox-Boavista) poderão ter uma palavra a dizer, o primeiro porque dispõe da Torre para ganhar terreno, o segundo porque é fortíssimo no contra-relógio. Hugo Sabido e Ruslan Pidgornny (ISD-Neri) podiam ainda estar nas contas não fosse a perda de contacto com o pelotão, devido a uma queda colectiva, na etapa de hoje. Quem disse adeus definitivo às ambições foram Héctor Guerra, Bruno Pires e Cândido Barbosa.
Antes dos 6,5 quilómetros da subida para a Senhora da Assunção, brilhou um grupo de fugitivos, formado ao quilómetro 10 e que foi integrado por Alejandro Marque (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), João Benta (Madeinox-Boavista), Bruno Castanheira e Bruno Pinto (Barbot-Siper), César Quitério (CC Loulé-Louletano-Aquashow), Giairo Ermetti (LPR Brakes-Farnese Vini), Eloy Teruel (Contentpolis-Ampo), Alejandro Paleo (Xacobeo Galicia), Jorge Montenegro (Andalucía-Cajasur), Frantisek Klousck e Leopold Konig (PSK Whirlpool-Author). Daniel Silva (CC Loulé-Louletano-Aquashow) também chegou a rolar adiantado, mas a bem da iniciativa teve de esperar pelo pelotão, pois estava demasiado bem classificado para que a escapada tivesse carta branca.A perseguição da Liberty Seguros e da Lampre-NGC manteve a fuga sempre controlada. Bruno Castanheira e Leopold Konig foram os mais resistentes, acabando por ser alcançados já na entrada para Santo Tirso. A partir daí foi o acelerar da corrida até à entrada na subida final.
As grandes decisões desta Volta ficam agora guardadas para a Torre, no sábado, e para o contra-relógio de Viseu, no domingo. Até lá, se a teoria prevalecer, vão disputar-se duas etapas de transição, que tanto podem pender para o lado dos sprinters como para o flanco dos homens que arriscam tudo nas fugas. A primeira destas ligações une amanhã Póvoa de Varzim a São João da Madeira, ao longo de 161,8 quilómetros.
CLASSIFICAÇÕES
Geral Individual
1º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros),
2º João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 7s
3º David Bernabeu (Barbot-Siper), a 57s
4º Patrik Sinkewitz (PSK Whirlpool-Author), a 1m32s
5º André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m32s
6º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m47s
7º Nelson Vitorino (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 1m49s
8º Eladio Jimenez (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 1m53s
9º Rubén Plaza (Liberty Seguros), a 1m54s
10º Vergílio Santos (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 2m06s
11º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), a 2m09s
12º Ruslan Pidgornyy (ISD-Neri), a 2m27s
13º Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 2m34s
14º Héctor Guerra (Liberty Seguros), a 3m25s
15º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 3m36s
Geral Montanha
1º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 32 pontos
2º Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo), 24
3º Hélder Oliveira (Barbot-Siper), 21
4º Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Aquashow), 18
5º Cristian Salerno (LPR Brakes-Farnese Vini), 18
Geral Juventude
1º Tiago Machado (Madeinox-Boavista)
2º Nélson Rocha (Madeinox-Boavista)
3º Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo)
4º Vitor Rodrigues (Liberty Seguros)
5º Damiano Caruso (LPR)
1 comentário:
Parabéns ao atleta pelo esforço e dedicação.
Um beijinho para vocês!
Enviar um comentário