A segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho, que hoje ligou Sobral de Monte Agraço ao parque eólico da Carvoeira, ao longo de 151,6 quilómetros, marcou a mudança de líder na classificação geral. O português Tiago Machado (Madeinox-Boavista) é o novo camisola amarela, depois de uma dura jornada de ciclismo de ataque, que culminou com o triunfo de etapa de João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow).
A etapa foi bastante movimentada com várias estratégias em jogo ao mesmo tempo. Por um lado, a fuga do dia teve como objectivo a luta pela montanha e pelas metas volantes. Neste particular, Nelson Rocha (Madeinox-Boavista) foi o mais feliz, tendo vencido todas as metas de montanha da tirada, com excepção daquela que coincidia com a meta. Com isso, reforçou a liderança da montanha, embora tenha a concorrência apertada do espanhol David Belda (Boyaca es para Vivirla), que também integrou a escapada do dia. Na peleja pelas metas volantes, Bruno Pinto (Barbot-Siper) venceu quatro das cinco do dia e ultrapassou César Fonte (Cartaxo Capital do Vinho-CC José Maria Nicolau) na liderança. Apenas um ponto os separa, pelo que se prevê luta apertada para as próximas etapas.
O último terço da tirada, com entrada na zona de montanha, marcou uma mudança de configuração de corrida. Foi a fase em que a Madeinox-Boavista e a Palmeiras Resort-Prio-Tavira lançaram, cada uma, três homens para a nova fuga da jornada, obrigando a Liberty Seguros a trabalhos forçados no pelotão. Um dos corredores que aproveitaram a boleia desta jogada táctica foi João Cabreira. O corredor natural da Póvoa de Varzim trabalhou na escapada e aguentou-se na frente até ao final. Com ele resistiram também Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista) e Nelson Vitorino (Palmeiras Resort-Prio-Tavira). Sérgio Sousa foi o segundo, numa disputa apertada com Cabreira, que conquistou a primeira vitória da temporada para a sua formação. Depois do triunfo de hoje dos louletanos, só uma equipa de elite nacional ainda não sabe o que é ganhar em 2009, a LA-Paredes Rota dos Móveis.
Na luta pela geral, Tiago Machado atacou com audácia logo no começo da subida para a meta e distanciou-se de todos os adversários. Héctor Guerra não conseguiu responder ao ímpeto do jovem famalicense e teve de ceder a camisola amarela ao homem que ganhou a edição transacta da prova. Ainda assim, tudo continua em aberto. Héctor Guerra é segundo, a 4 segundos de Tiago Machado e João Cabreira fecha o pódio a 9 segundos da camisola amarela.
Sem comentários:
Enviar um comentário