António Cosme é o primeiro líder do Prémio Rota dos Vinhos Verdes, após vitória conseguida ao sprint no termo da etapa inaugural, com partida e chegada à Lixa, diante das instalações da Sazuli, após cumpridos 128 quilómetros. Sob a chuva e condições meteorólogicas adversas, o espanhol da Madeinox-Boavista revelou ser o mais rápido na recta final, suplantando por escassa margem Pablo Urtasun (Liberty Seguros) e Pedro Soeiro (CC Loulé), tendo este último sido o primeiro português do pelotão.
A corrida foi cumprida a uma média elevada - 39.675 km/h - nos altos e baixos das terras produtoras do vinho verde, a quem a corrida presta homenagem, e acabou preenchida por uma fuga de seis elementos: Bruno Pinto (Barbot-Siper), José Cuesta (Fercase-Rota dos Móveis), Bruno Castanheira (Benfica), Joaquim Gregório (CC Loulé), Filipe Cardoso (Liberty) e Nélson Rocha (Madeinox-Boavista), escapados após a passagem por Lousada, na parte inicial da subida.O entendimento entre os fugitivos foi bastante positivo, imprimindo uma toada veloz à corrida mesmo na afronta da intempérie. Entre os escapados foi Filipe Cardoso (Liberty Seguros) quem melhor usufruiu da ofensiva aproveitando a oportunidade para conquistar a liderança do prémio de montanha. Após uma primeira passagem pela recta da meta, com 4m50s de avanço sobre o pelotão, a Liberty Seguros assumiu o comando da prova, revelando as suas ambições de vitória.
Com a camisola amarela que lhe foi vestida pelo Presidente do Boavista FC, Álvaro Braga Júnior, presente na competição, o ciclista axadrezado partirá amanhã para a segunda etapa, com partida (CM P.Lanhoso, 12h00) e chegada à Póvoa de Lanhoso (14h30).
A etapa, com 147 quilómetros de extensão reparte-se num circuito de três voltas - totalizando 147 quilómetros - com passagem em Arcas, Serzedelo, Cerdeirinhas, Vieira do Minho, Taíde e Fontearcada antes do regresso à Póvoa de Lanhoso.A primeira edição do Prémio Rota dos Vinhos Verdes é uma organização do Departamento de Ciclismo do Boavista Futebol Clube com o apoio da C.M. Felgueiras, C.M. Póvoa de Lanhoso e C.M. Santo Tirso, tendo como sponsors oficiais a Ford Daro e a Sazuli (Cerâmicas e Sanitários).
António Cosme (Madeinox-Boavista), vencedor de etapa e camisola amarela: “Foi a minha terceira vitória com a camisola da Madeinox-Boavista. Este triunfo tem um significado especial porque nos aproximamos a passos largos para a Volta a Portugal e confirma a minha condição física. Por outro lado é especial vencer uma corrida organizada pelo Boavista e receber a camisola amarela do presidente deste grande clube”
Sem comentários:
Enviar um comentário