BOAVISTA F.C. - PANTERAS NEGRAS - FANATIC SUPPORTERS

domingo, 27 de julho de 2008

ROTA DOS VINHOS VERDES - 2ª ETAPA: SÉRGIO SOUSA VENCE ETAPA E LIDERA

Sérgio Sousa conquistou a camisola amarela do prémio Rota dos Vinhos Verdes, após a vitória na segunda etapa da prova, o duro circuito de três voltas da Póvoa de Lanhoso, na distância de 147 quilómetros. Num momento de particular emoção, Sousa sucedeu ao colega de equipa Antonio Cosme, vencedor da etapa na véspera – na chegada a Lixa – no topo da classificação geral, preparando agora a defesa da camisola amarela no contra-relógio de amanhã, em Santo Tirso, sua localidade-natal.
A vitória de Sousa foi conseguida nos metros finais após um apertado sprint com Gustavo Rodriguez (Fercase-Rota dos Móveis). Foi a boa colaboração entre estes dois homens que permitiu alcançar e ultrapassar Pablo Urtasun (Liberty) que seguia isolado e cuja vantagem para a fuga vigente cifrou-se sempre em redor do minuto. O alinhamento inicial da corrida destacou uma numerosa escapada na primeira volta, mais tarde reduzida a um quarteto – Urtasun, Rodriguez, Sousa e Bruno Pinto (Barbot-Siper) – que se fragmentou após a última passagem pela meta na Póvoa de Lanhoso. Após o ataque de Urtasun, Rodriguez e Sousa neutralizaram o fugitivo a doze quilómetros para o final, rodando, a partir daí sem mais companhia, procurando ampliar a vantagem para o pelotão comandado pelo CC Loulé e pela Liberty Seguros. Sob o risco, foram 28 os segundos que separaram o duo do pelotão, encabeçado pelo uruguaio Hector Figueras (Fercase-Rota dos Móveis), deixando qualquer prognóstico possível face ao vencedor final.
A terceira e quarta etapa decorrem hoje. De manhã (Partida do 1º corredor: 10h00) corre-se a crono-escalada de Santo Tirso até ao alto da Nossa Srª Assunção, localidade notabilizada, na Volta a Portugal 2007, por uma das mais significativas moles humanas da prova. A corrida matinal terá a extensão de 5,9 quilómetros. Da parte da tarde, por sua vez, disputa-se o Circuito de Santo Tirso, na malha urbana da cidade, na extensão de 60 quilómetros – 30 voltas.
A primeira edição do Prémio Rota dos Vinhos Verdes é uma organização do Departamento de Ciclismo do Boavista Futebol Clube com o apoio da C.M. Felgueiras, C.M. Póvoa de Lanhoso e C.M. Santo Tirso, tendo como sponsors oficiais a Ford Daro e a Sazuli (Cerâmicas e Sanitários).
“Foi o entendimento perfeito com o Gustavo Rodriguez na fuga. O corredor da Liberty [Pablo Urtasun] atacava, mas não colaborava, pelo que após o ataque em que se isolou, mantivemo-lo à distância. Sabiamos que o circuito era duro e com o vento seria uma questão de tempo até ser alcançado. No final foi, felizmente, mais forte. É uma vitória que me deixa moralizado, sobretudo por estar tão próxima da Volta a Portugal. Amanhã corro na minha terra (Santo Tirso), conheço bem a Assunção e espero defender a amarela”Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), vencedor da etapa e camisola amarela.

Sem comentários: