BOAVISTA F.C. - PANTERAS NEGRAS - FANATIC SUPPORTERS

sábado, 7 de agosto de 2010

CICLISMO: 3º ETAPA DA VOLTA A PORTUGAL


O português Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) conquistou hoje a camisola amarela da Volta a Portugal, graças à bonificação conseguida com a segunda posição na terceira etapa da prova, ganha ao sprint pelo francês Jimmy Casper (Saur-Sojasun). Foi preciso esperar pelo quarto dia de competição para que os sprinters pudessem colocar em prática as suas qualidades, no termo da ligação de 173,7 quilómetros, entre Santo Tirso e Viana do Castelo. Ainda assim, uma curva a 250 metros da meta levou alguns velocistas ao solo, entre os quais os lusos Filipe Cardoso (LA-Paredes Rota dos Móveis) e César Quitério (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow).

A sexta vitória do ano de Jimmy Casper começou a ser construída a cerca de 30 quilómetros da chegada, quando a Saur-Sojasun e a Bbox Bouygues Telecom pegaram na corrida, substituindo o Palmeiras Resort-Prio-Tavira, que até então se limitara a impor um ritmo que não permitisse aos seis fugitivos conquistarem muita vantagem. O trabalho das formações francesas fez abortar a fuga a cinco quilómetros do final. Na aceleração para a meta, o pelotão passou sem acidentes numa viragem a 180 graus, mas acabou por assistir a uma queda a 250 metros da chegada.

Alheio ao acidente, Jimmy Casper assumiu a dianteira, tendo mesmo resistido a uma investida antidesportiva de Daniele Ratto (CarmioOro-NGC), que tentou encostá-lo às barreiras. O francês triunfou, Câdido Barbosa foi segundo e o terceiro foi o espanhol Juan José Lobato, um estagiário da Andalucía-Cajasur que está a dar boa conta de si.

O velocista da Saur-Sojasun terminou o dia com a satisfação do dever cumprido, numa prova “que tem muitas montanhas. A equipa fez um trabalho muito bom para anular a fuga e eu felizmente consegui entrar na frente e vencer. Lamento o comportamento incorrecto do Daniele Ratto. Espero que o colégio de comissários o desclassifique”, sublinhou Jimmy Casper.

Cândido Barbosa foi outro dos vencedores do dia, porque passou a envergar a camisola amarela, que estava no corpo do ucraniano Oleg Chuzhda (Caja Rural). No entanto, o corredor português manifestou-se desiludido com o desfecho. “O objectivo principal era vencer a etapa, a camisola amarela viria a seguir. Mas a concorrência estava muito forte e tenho de dar os parabéns ao Casper”, disse o ciclista-vereador. Cândido destacou ainda o trabalho da equipa, “que fez um excelente trabalho, assumindo o pelotão durante quase toda a corrida”. A ambição para amanhã passa por “manter a amarela, entre mim e o David”.

Antes do atribulado final de etapa, que permitiu a mudança da camisola amarela, o destaque foi para um sexteto que conseguiu sair do pelotão perto do quilómetro 50, depois de uma primeira hora de corrida a alta velocidade, sem que nenhuma tentativa de fuga vingasse. Hélder Oliveira (Barbot-Siper), Dmytro Grabovskyy (ISD-Neri), Emanuele Sella (CarmioOro-NGC), Juan Estrada (Andalucía-Cajasur), Sergiy Grechyn (Amore & Vita-Conad) e José de Segóvia (Xacobeo Galicia) foram os corredores que ignoraram o calor e se atiraram à aventura.

O mais beneficiado dos aventureiros foi o gaiense Hélder Oliveira, que conseguiu vestir a camisola verde, símbolo de líder da montanha, embora em igualdade pontual com Dmytro Garabovskyy. “A maior dificuldade foi o calor, mas senti-me bem. Cheguei à camisola verde. A vitória nesta classificação é um objectivo a que me propus desde o início da prova”, revelou o ciclista da Barbot-Siper, que amanhã deverá perder a camisola verde, pois há duas contagens de montanha de primeira categoria no percurso, ambas na fase decisiva da tirada, uma delas coincidente com a meta, na Senhora da Graça. Aí, certamente, cantarão outros galos, os que brigam pela camisola amarela.

Quem também já vai pensando na jornada de amanhã é o líder da Juventude, Joni Brandão (Selecção Nacional/Liberty Seguros), que está a gostar da estreia na Volta, “uma boa experiência, embora muito dura”. “Amanhã vou tentar manter esta camisola, mas o trabalho que estamos a fazer visa a Volta a França do Futuro e a nossa própria aprendizagem como corredores”, recorda o jovem feirense de 20 anos.

A quarta etapa leva amanhã os corredores desde Barcelos até ao Monte Farinha, popularizado como subida à Senhora da Graça. A caravana irá percorrer 175,8 quilómetros. irada tem três dificuldades montanhosas. A primeira, suave à vista do que está para diante, é a subida de terceira categoria para o alto da Caniçada, ao quilómetro 56. As decisões devem ficar guardadas para os quilómetros finais. Ao quilómetro 135,3 os corredores cruzam o alto de Campanhó, primeira categoria, tendo depois de descer até ao sopé do Monte Farinha, antes da mítica ascensão para a meta.

A tirada número quatro será tanto mais decisiva quanto mais atacada for a subida para o Alto de Campanhó. Se tudo ficar guardado para a Senhora da Graça, dificilmente as diferenças serão muito significativas, mantendo-se tudo em aberto à espera das jornadas seguintes.



CLASSIFICAÇÕES
Etapa: Santo Tirso – Viana do Castelo, 173,3 km (Média: 39,774 km/h)

1º 131 CASPER, Jimmy FRA SAUR-SOJASUN 4:22:02 10″
2º 2 BARBOSA, Candido POR PALMEIRAS RESORT-PRI mt. 6″
3º 117 LOBATO, Juan Jose ESP ANDALUCIA-CAJASUR mt. 4″
4º 39 SANCHO, Bruno POR LA- ROTA DOS MOVEIS mt.
5º 83 RATTO, Daniele ITA CARMIOORO-NGC mt.
6º 95 SOBRINO, Joaquin ESP CAJA RURAL mt.
7º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER mt.
8º 26 SOEIRO, Pedro POR C. C. LOULÉ- LOULETA mt.
9º 49 CUNHA, Marco POR MADEINOX-BOAVISTA mt.
10º 74 KOSTYUK, Denys UKR ISD-NERI mt.

Geral Individual

1º 2 BARBOSA, Candido POR PALMEIRAS RESORT-PRI 13:29:35
2º 93 CHUZHDA, Oleg UKR CAJA RURAL a 03
3º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI a 08
4º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER a 16
5º 81 PARDILLA, Sergio ESP CARMIOORO-NGC a 21
6º 71 SINKEWITZ, Patrik GER ISD-NERI a 22
7º 11 BERNABEU, David ESP BARBOT-SIPER a 30
8º 31 SABIDO, Hugo POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 30
9º 21 PEREZ, Santiago ESP C. C. LOULÉ- LOULETA a 32
10º 41 PETROV, Danail BUL MADEINOX-BOAVISTA a 34

Geral Colectiva

1º CAJA RURAL CJR 040:29:21
2º PALMEIRAS RESORT-PRIO PRT 040:29:42
3º LA- ROTA DOS MOVEIS LRM 040:30:03
4º BARBOT-SIPER BSP 040:30:21
5º MADEINOX-BOAVISTA BOA 040:30:55

Pontos
1º 2 BARBOSA, Candido POR PALMEIRAS RESORT-PRI 52 P.
2º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER 51 P.
3º 93 CHUZHDA, Oleg UKR CAJA RURAL 35 P.
4º 131 CASPER, Jimmy FRA SAUR-SOJASUN 27 P.
5º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 24 P.
6º 117 LOBATO, Juan Jose ESP ANDALUCIA-CAJASUR 22 P.
7º 107 ISAICHEV, Vladimir RUS XACOBEO-GALICIA 17 P.
8º 71 SINKEWITZ, Patrik GER ISD-NERI 14 P.
9º 81 PARDILLA, Sergio ESP CARMIOORO-NGC 13 P.
10º 41 PETROV, Danail BUL MADEINOX-BOAVISTA 13 P

Juventude
1º 58 BRANDAO, Joni POR SEL. NAC. PORTUGAL
2º 48 VILELA, Ricardo POR MADEINOX-BOAVISTA
3º 57 PEREIRA, Joao POR SEL. NAC. PORTUGAL
4º 152 BOL, Jetse NED RABOBANK CONT.
5º 118 CANO, Jose Luis ESP ANDALUCIA-CAJASUR


Sem comentários: