BOAVISTA F.C. - PANTERAS NEGRAS - FANATIC SUPPORTERS

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

" WorldUltra Entrevista os Panteras Negras"

1-Os Panteras Negras foram fundados em 1984. Onde surgiu a Claque?
O surgimento dos Panteras Negras teve inicio após o jogo Boavista-Dínamo de Moscovo, onde quatro jovens resolveram então criar os Panteras Negras em 7 de Maio de 1984.
2-Qual foi a origem do nome Panteras Negras e porquê a escolha desse nome?
Na altura existia uma espécie de ritual, no qual os Adeptos lançavam uma pantera cor de rosa em peluche para o relvado, sendo que o guarda redes da época (Mítico Alfredo) retribuía o gesto lançando de regresso a pantera para a bancada, como tal e visto as cores do clube serem preto e branco chegaram á conclusão que o nome mais adequado a dar á claque seria Panteras Negras.
3-Quantos membros compunham o grupo quando foi fundado? E actualmente?
Inicialmente era basicamente um grupo de amigos, evoluindo depois em número tendo até sido criada uma equipa de futsal, actualmente temos cerca de 600 inscrições mais coisa menos coisa.
4-Como estão organizados os Panteras Negras?
Temos o pessoal da direcção que reúne com os chefes de núcleos, os quais organizam-se da melhor maneira possível para cada jogo, ou seja existe uma hierarquia bastante definida e unida neste momento no seio dos Panteras Negras.
5-Qual é a vossa relação com o clube? Têm apoios da direcção?
Temos uma relação bastante sólida com a direcção do Boavista, outro cenário seria impossível pois na situação em que nos encontramos a nível desportivo, a união é sem duvida o elemento mais forte e apenas em conjunto podemos dar o melhor apoio e contributo ao clube.
6-Com que estilo os Panteras Negras se identificam?
Somos Ultras apesar de estarmos cada vez mais perante um futebol moderno ao qual apenas interessa dinheiro perante uma asfixiante repressão policial penso que temos conseguido manter os nossos ideais.
7-Os Panteras Negras estão legalizados? Qual é a tua opinião acerca da legalização?
Estamos legalizados sim, a minha opinião é de que sem dúvida alguma esta história da legalização é pura e simplesmente mais uma arma de controlo e repressão para com os elementos das Claques Portuguesas, a nossa posição foi sempre a mesma que legalizamo-nos sem problema nenhum, não nos escondemos pois não queríamos trazer problemas ao clube e como quem não deve, não teme legalizamo-nos. Porem não é por isso que deixa-mos de ser quem somos, interpretamos todas as situações que acontecem da mesma maneira quer estivessemos legalizados ou não, damos luta legalizados ou não, é evidente que o facto de pressionarem o clube a nível de coimas e multas caso não estivessemos legalizados foi sem sombra de dúvida o motivo mais importante que nos levou á legalização. Pela Bandeira Sempre!
8-Qual o aspecto positivo e negativo que associes ao teu grupo?
Positivo a nossa irredutibilidade, a nossa fidelidade para com o clube e para com a claque, de negativo não me recordo de nada.
9-Qual foi o melhor e o pior momento do vosso grupo desde a fundação até agora?
Melhor sem dúvida a conquista do campeonato nacional, poder erguer bem alto a nossa Bandeira e gritar campeões, nós somos campeões foi sem dúvida algo de extraordinário, o nosso pior momento penso que as adversidades com as quais nos defronta-mos todas as semanas provocadas por este futebol negócio, preço dos bilhetes, repressão policial, etc. Piores momentos na Claque em si, penso que ao longo destes anos temos tido altos e baixos e é difícil enumerar alguma situação precisa que responda á tua pergunta.
10-Quais são as vossas amizades e inimizades?
Amizade oficial tinha-mos com os Red Ultras Claque de apoio ao Aberdeen, porem e tristemente acabaram recentemente por se desmantelar e resolveram acabar, porem espero que ultrapassem todas as adversidades e pressões e que possa-mos vê-los novamente no topo. Inamizades, ao longo destes anos temos tido alguns confrontos com outros grupos levando-nos a adoptar uma postura de autêntica rivalidade com as mesmas dentro e fora das quatro linhas, posso dar-te alguns exemplos, como os lagartos, os lampiões e os do guimarães.
11-Como é que o vosso grupo está a viver este mau momento do Boavista?
Estamos a vive-lo com muito coração, muita paixão e muita união, estamos mais unidos do que nunca, estaremos sempre aqui não desistimos nem desarma-mos, pois só os fortes resistem, só os fracos desistem!
12-Quais são os projectos e os objectivos futuros do vosso grupo?
Objectivo principal está mais que visto é apoiar da melhor forma possível e incondicionalmente o nosso Boavista e melhorar-mos como grupo, seguindo uma hierarquia bem definida atingindo desta forma uma união de esforços elevando o nome da Claque e do clube o mais alto possível.
13-Qual é o grupo Ultra que mais admiras no estrangeiro?
Sinceramente tenho que te dizer que admirar não admiro nenhum, vejo coreografias espectaculares, cânticos lindos, mas não olho para nenhuma de forma diferente, pois para mim são todas iguais fora os Red Ultras com os quais mantemos uma amizade, o resto poderão sem dúvida um dia destes na UEFA ser o outro grupo no topo e perante isso o rival.
14-O que achas do estado do Movimento Ultra em Portugal?
Penso que o nosso Movimento Ultra está a atravessar uma mudança, mudança essa em que se nota mais nos grupos mais pequenos a nível de elementos, temos três curvas que apoiam os três estarolas que têm pessoal com condições e apoios que outros grupos não têm, daí haver por vezes um afastamento dos jovens em relação ás Claques mais pequenas, porem os verdadeiros Ultras estão lá e a esses o meu sentido respeito.
15-O que pensas sobre o preço dos bilhetes, horários dos jogos e repressão policial no nosso país?
Uma vergonha, uma bosta, para não dizer uma merda.
16-Qual é a tua opinião acerca do Movimento Casual em Portugal?
Movimento Casual? Não existe amigo, não é por teres uma sapatilha da moda, um casaco todo janota que estás a contribuir para algum movimento Casual, pois este exige respeito exige conduta, não nos devemos esquecer que o Movimento Casual foi a solução encontrada para travar batalhas entre diferentes grupos da maneira a evitar as forças policiais, sendo tudo feito e combinado entre ambos os grupos e com a maior descrição, em Portugal temos terreno para avançar neste sentido sem sombra de dúvida, existem muitas emboscadas actualmente praticadas por alguns grupos nacionais e existem casualidades, em relação aos Panteras Negras o nosso pessoalzinho Casual, sempre manteve a mesma postura confrontando racionalmente e organizadamente outros auto designados Casuais, porem como já referi é preciso ter uma certa conduta e postura para se liderar um grupo assim.
17-Em relação ao nosso Blog, qual é a tua opinião? Achas que estamos a fazer um bom trabalho?
Desde que mantenham a imparcialidade e respeitem todos os grupos Ultras nacionais, dou-vos os meus parabéns e continuem.
18-Mensagem final para todos os Adeptos e Ultras.
Que se mantenham fieis ás suas Curvas, que elevem o nosso Movimento Ultra e o engrandeçam cada vez mais trazendo espectacúlo e emotividade ao nosso mundo que é o futebol.
FONTE: http://worldultra1993.blogspot.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

nao podia deixar de comentar a frase magnifica desta entrevista . UMA VERGONHA ,UMA BOSTA PARA NÃO TE DIZER UMA MERDA.....LOL ESTA FRASE ESTÁ UM ESPECTÁCULO .......ADOREI ADOREI ADOREI SÓ PODIAS SER TU PRIMO........