O campeão nacional de fundo, Manuel Cardoso (Liberty Seguros), ganhou com autoridade a primeira etapa da Volta a Portugal e assumiu a liderança da competição. O natural de Paços de Ferreira conseguiu o nono triunfo da temporada como corolário de um excelente trabalho de lançamento feito pela Liberty Seguros, que pegou no pelotão nos últimos três quilómetros e não deixou nenhum adversário intrometer-se. Manuel Cardoso rematou o labor, saltando da roda de Filipe Cardoso para a vitória. O anterior líder, Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), foi o segundo e o terceiro acabou por ser Francisco Pacheco (Contentpolis-Ampo), que venceu no mesmo local desta chegada na edição de 2007 da Volta a Portugal.
A longa jornada de hoje deu motivos de contentamento a mais do que um corredor. Antes de mais a Manuel Cardoso, que ergueu os braços e vestiu-se amarelo. O corredor da Liberty Seguros já ganhara uma etapa voltista em 2006 e também então se vestiu de amarelo. Nessa altura não festejou o triunfo sobre a meta, pois só foi considerado vencedor após desclassificação de Cândido Barbosa. Onde aconteceu isso? Foi em Lisboa. Ou seja, no em que a Volta regressou a Lisboa, Manuel Cardoso ganhou de novo uma etapa na Volta.
Além de Cardoso, também Cândido Barbosa terminou a mais extensa etapa da competição com motivos de contentamento. Tendo em conta que o objectivo do ciclista do Tavira é a vitória na Volta, hoje somou mais seis segundos de bonificação. Grão a grão, Cândido Barbosa vai-se distanciando dos outros rivais. E as próximas duas etapas terminam em subidas de terceira categoria, onde os sprinters terão grandes dificuldades para deter o poderio do “Foguete de Rebordosa”. A descida ao terceiro posto da geral foi apenas circunstancial e até libertou a equipa da obrigação de controlar a corrida.
O mais combativo do dia foi Danilo Hondo (PSK Whirlpool-Author), que esteve na fuga do dia durante mais de 200 quilómetros e somou oito segundos de bonificação nas metas volantes, o que lhe valeu a subida ao segundo lugar da geral. A fuga da jornada iniciou-se ao quilómetro 18 e foi inicialmente integrada por 12 corredores, mas acabaria por ser porsseguida apenas por um quinteto: Hondo, Hélder Oliveira (Barbot-Siper), Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo), Francesco Tomei (Lampre-NGC) e Frédéric Amorison (Landbouwkrediet-Colnago).
O quinteto chegou a ter mais de 9 minutos de vantagem, mas a LPR Brakes-Farnese Vini pegou no pelotão, a cerca de 60 quilómetros do final e eliminou a diferença quando faltavam 5 quilómetros para a meta. A ideia dos italianos era proporcionar uma oportunidade de vitória a Alessandro Petacchi, mas o velocista não respondeu da melhor maneira. Quem esteve à altura foi a Liberty Seguros, que não precisou de desgastar-se durante grande parte da tirada, trabalhando essencialmente nos três quilómetros finais, pondo em marcha um “comboio” velocíssimo que lançou Manuel Cardoso parta a vitória e a liderança.
Cândido Barbosa perdeu a camisola amarela, mas mantém a branca dos pontos. O ucraniano Oleg Chuzhda disputou acerrimamente a liderança da montanha com o português Hélder Oliveira, levando vantagem e reforçando o seu objectivo para esta corrida: dar nas vistas para ser chamado a representar a equipa murciana na Volta a Espanha. Tiago Machado (Madeinox-Boavista) mantém o comando da juventude e a Liberty Seguros continua a ser a melhor equipa.
Amanhã corre-se a segunda etapa, 175 quilómetros com partida de Idanha-a-Nova e chegada à Guarda. A meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria e o final da etapa faz-se apenas na última passagem por este local. Pelo caminho, os pontos de interesse são as três metas volantes: Sabugal (71,2 km), Pinhel (128,2 km) e Carvalhal (146,9).
CLASSIFICAÇÕES
Geral Individual
1º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), 5h30m44s
2º Danilo Hondo (PSK Whirlpool-Author),a 2s
3º Candido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 3s
4º Filipe Cardoso (Liberty Seguros), a 9s
5º Rubén Plaza (Liberty Seguros), a 10s
6º Héctor Guerra (Liberty Seguros), a 11s
7º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), mt
8º Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 12s
9º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 15s
10º Martin Mares (PSK Whirlpool-Author), mt
11º Oscar Gatto (ISD-Neri), a 17s
12º Francisco Pacheco (Contenpolis-AMPO), mt
13º Bruno Pires (Barbot-Siper), mt
14º Pedro Lopes (CC Loulé-Louletanto-Aquashow), mt
15º César Quitério (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
Sem comentários:
Enviar um comentário