Manuel Cardoso foi o mais rápido no apertado e empolgante sprint com que terminou a primeira etapa do X GP CTT Correios. O corredor da Liberty Seguros conseguiu sair na frente das duas rotundas instaladas nas últimas centenas de metros e lançou-se para a vitória a 250 metros do risco. Bruno Lima (Madeinox-Boavista) respondeu e aproximou-se de Manuel Cardoso, mas já não foi capaz de evitar o triunfo do pacense, que é o primeiro líder da competição.
A ligação de 176,5 quilómetros entre as Caldas da Rainha e Aveiro disputou-se em terreno praticamente plano, junto à costa, mas nem por isso foi pouco emocionante. Ao quilómetro 46 saiu do pelotão um grupo de 16 ciclistas, entre os quais estavam alguns homens com pretensões de luta pela geral, como é o caso de Tiago Machado (Madeinox-Boavista), Nelson Vitorino (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) e João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow). A diferença máxima, 4m50s, estabeleceu-se por volta do quilómetro 75.
O grupo dianteiro foi perdendo elementos e acabaria por deixar-se absorver pelo pelotão quando a meta estava a 25 quilómetros, depois de ultrapassada a meta volante de Mira, ganha por Tiago Machado. O boavisteiro foi, aliás, o mais beneficiado pela iniciativa, pois somou 5 segundos de vantagem que o colocam à frente de todos os adversários directos.
Com a meta cada vez mais perto e com a velocidade sempre em alta, José Ruiz (Andalucía-Cajasur) ainda tentou a sua sorte, mas o trabalho da Liberty Seguros e da Madeinox-Boavista na preparação do sprint não deu hipóteses. Numa ponta final algo perigosa em virtude das viragens de direcção e das rotundas, Manuel Cardoso manteve-se na cabeça do pelotão, arrancando para o terceiro triunfo do ano, primeiro conquistado em território português.
A vitória na etapa rendeu a Manuel Cardoso a liderança da geral individual e dos pontos. Danail Petrov (Madeinox-Boavista) comanda na montanha e Greischa Janorschke (Nutrixxion Sparkasse) é o melhor jovem. A Liberty Seguros está à frente da geral colectiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário